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Os Cuidados com E-commerce

O mundo dos negócios esta em corrente evolução, e as empresas precisam estar preparadas para isso. Atualmente, o mercado do e-commerce cresceu consideravelmente, surgindo como uma oportunidade de novos negócios com aparente redução de custos.

 

Embora seja um modelo aparentemente fácil de gerenciar, por se tratar de um modelo virtual, os cuidados com e-commerce devem ser redobrados nas negociações, e explico o porque.

 

Todo modelo de negócio parte do pressuposto da relação comercial entre Fornecedor e Consumidor, e por tratar-se de produto, presume-se que a única obrigação é a entrega do produto dentro do prazo estabelecido.

 

Em um primeiro momento, esta correta tal afirmação, mas não basta. Embora estamos tratando de uma modalidade de venda virtual, todos os cuidados básicos devem ser tomados, inclusive a obediência ao Código de Defesa do Consumidor.

 

O fato de não haver contato pessoal entre o vendedor e o comprador, não exime o vendedor ou fornecedor de serviços de observar e cumprir a legislação, principalmente em se tratando de consumidor final.

 

É sempre importante destacar, que o Brasil possui uma imensidão de leis no âmbito nacional, estadual e municipal, e assim cada local trata o assunto de uma forma diferente.

 

Assim, a preocupação de quem quer investir neste mercado, além do estudo do produto e formatação do modelo da loja adequado, deve sim ser a estrutura jurídica para atendimento aos clientes respeitando a legislação.

 

Segue algumas dicas para estruturação de um e-commerce (Após a criação da marca, estudo e loja):

 

– Constituir a empresa com numero de CNPJ

– Verificar a carga tributária que ser aplicada ao produto para formatação do preço.

– Estabelecer Regulamento de compra na loja, observando a legislação e o direito de arrependimento do consumidor, entre outros.

– Estabelecer Regulamento de Privacidade.

– As especificidades de cada produto, por exemplo, se é uma loja relacionada a confecção ou produtos relacionados a moda, deve ser atendido todos os critérios de etiquetagem, etc.

 

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