Rua Caravelas, 241 - Sala 03 - Vila Pires
  11 2896-1844              Seg a Sex das 8h30 às 18hrs

Como se aposentar – Aprenda o passo a passo para dar entrada na sua aposentadoria

A aposentadoria é considerada por muitos o momento mais desejado, aquele momento do merecido descanso remunerado onde muitos dos sonhos podem ser realizados, onde o relógio não se torna mais um inimigo e você pode finalmente descansar e levar um ritmo de vida um pouco mais leve.

Porém, sabemos que nem sempre é assim, uma série de burocracias e negativas podem aparecer como obstáculos para conseguir a tão sonhada aposentadoria, por isso, neste artigo, quero tirar as principais dúvidas deste processo e te trazer um passo a passo de como se aposentar.

Como saber se é o momento dar entrada na sua aposentadoria?

Atualmente, existem três formas de se aposentar: a aposentadoria por idade, aposentadoria especial e a aposentadoria por tempo de contribuição (clique em cima de cada uma delas e saiba tudo sobre cada tipo de modalidade).

Para saber se já é seu momento de se aposentar, você deve realizar um cálculo com base no tempo de contribuição e sua idade e entender se este é o melhor momento para dar entrada no processo de aposentadoria.

Neste momento, é importante entender que por mais que já tenha atingido o tempo necessário para aposentadoria, é imprescindível conhecer o famoso Fator Previdenciário, para entender se é o momento certo para se aposentar, já que é o fator previdenciário que irá definir o valor do seu benefício. Para entender o que é e como funciona o Fator previdenciário, clique aqui.

Você também pode solicitar a contagem do seu período clicando aqui.

 

Como solicitar o benefício?

Após identificar que realmente é o momento certo para sua aposentadoria é necessário agendamento no posto do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social da sua região, para ser direcionado para a página do INSS – CLIQUE AQUI.

Esse serviço também está disponível na Central de Atendimento, pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Caso não consiga comparecer no dia e horário agendado, você deve remarcar seu atendimento por pelo da Central de Atendimento 135. ATENÇÃO: Essa remarcação só pode ser realizada uma única vez e deve ocorrer antes do horário agendado.

Na data agendada, você deverá comparecer com os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais do interessado com foto;
  • Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.); e
  • Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição. petições, etc.).

Caso esteja ingressando com o pedido para outra pessoa, ou nomeie um procurador, deve apresentar também:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

Ao comparecer no INSS com os documentos na data agendada e dar entrada ao seu pedido de aposentadoria, você deve aguardar o período de apreciação.

Se a resposta for positiva, você será notificado através de uma carta de concessão do benefício.

Se a resposta for negativa, você pode aguardar por mais um período e ingressar novamente com o pedido, ou procurar um escritório especializado para requerer seu benefício.

 

Saiba quais são as principais causas de recusa de benefícios, clicando aqui.

 

Ficou com alguma dúvida? Quer saber se tem direito a aposentadoria? Clique aqui e entre em contato que nossos especialistas te explicam melhor qual melhor caminho para conquistar sua tão aguardada aposentadoria.