Av. Doze de Outubro, 412 - Vila Assunção
  11 2896-1844              Seg a Sex das 8h30 às 18hrs

Aposentadoria por idade – Conheça as regras

Para conseguir a aposentadoria por idade, o homem precisa ter completado 65 anos e a mulher 60 anos de idade e terem trabalhado em área urbana, pois a regra de aposentadoria rural é diferente, para saber mais sobre aposentadoria rural, clique aqui.

Tendo atingido a idade mínima, é necessário comprovar o cumprimento do tempo de carência exigido pela Previdência Social, este tempo, é a quantidade mínima de contribuições que o trabalhador precisa para ter direito a um benefício previdenciário e que pode mudar de acordo com o benefício solicitado.

Você também pode solicitar a contagem do seu período clicando aqui, e saber se já tem direito a aposentadoria por idade.

Para solicitar o benefício, o trabalhador que se inscreveu na Previdência Social depois de 25 de julho de 1991 deve comprovar, no mínimo, 180 contribuições.

Feito o cálculo, você pode ingressar com o pedido de aposentadoria junto ao INSS, para saber mais como se aposentar, clique aqui.

A partir de quando começo a receber o benefício?

O beneficiário começará a receber a partir da DER – Data de Entrada do Requerimento. A decisão do INSS será enviada através de uma carta que chegará na casa de quem solicitou, ou pode ser acompanhada pela internet.

O INSS hoje não tem um prazo certo para decidir, e depende também da cidade e da agência que for dado entrada, mas um prazo razoável é de 90 dias aproximadamente.

O pedido pode ser realizado pelo beneficiário, ou até mesmo, pela empresa que estiver trabalhando, que poderá solicitar junto ao INSS a aposentadoria compulsória do empregado, caso este já tenha cumprido a carência e idade necessárias.

O que tenho que saber antes de me aposentar?

Para saber se já é seu momento de se aposentar, você deve realizar um cálculo com base no tempo de contribuição e sua idade e entender se este é o melhor momento para dar entrada no processo de aposentadoria.

A aposentadoria por idade não tem fato previdenciário e o benefício será o valor de um salário mínimo vigente.

Alguns benefícios NÃO podem ser acumulados com a aposentadoria por idade, saiba quais são clicando aqui.

 

Ficou com alguma dúvida? Quer saber se tem direito a aposentadoria? Entre em contato que nossos especialistas te explicam melhor qual melhor caminho para conquistar sua tão aguardada aposentadoria.