Av. Doze de Outubro, 412 - Vila Assunção
  11 2896-1844              Seg a Sex das 8h30 às 18hrs

A Terceirização Pode Ser Uma Ótima Opção

A Terceirização Pode Ser Uma Ótima Opção

O brasileiro se habitua facilmente com as situações que são de costume, mas tem muito medo do novo.

 

Recentemente tivemos comoção nacional pela possibilidade da aprovação do projeto da terceirização (Lei n.º 13.429/17 aprovada em 31/03/2017), em que grande parte da população se mostrou contra, mas induzida por falsas notícias de que direitos seriam retirados e os trabalhadores prejudicados.

 

O sistema de leis do Brasil é totalmente engessado, principalmente na área trabalhista, ao passo em que as relações são travadas por leis muito antigas que não acompanharam a evolução natural das relações trabalhistas.

 

Expresso minha opinião pessoal e vou fundamentar de que a terceirização de serviços é uma realidade e uma ótima oportunidade também, tanto para empresários quanto para empregados, ao passo que os prestadores de serviços, segundo pesquisa realizada em 2015, geram mais de 15 milhões de empregos formais.

 

Muito se fala que trabalhadores perderão direitos, ou então que haverá redução de salários, mas isso não é verdade.

 

Até o dia 30/03/2017, a terceirização irregular acontecia em diversos segmentos, e essa sim causava “a tal da precarização”, pois não fomentava o mercado, como visa a Lei n.º 13.429/17 , que atualizou a Lei n.º 6.019/74 que tratava de contratos de trabalho temporários.

 

Com a atualização da Lei n.º 6.019/74, que oportunizou terceirizar os serviços considerados de atividade fim (Até então apenas serviços como portaria, limpeza e segurança poderiam ser terceirizados), a terceirização sairá da irregularidade e fomentará o mercado de trabalho tanto para os prestadores como para os tomadores, gerando ainda mais empregos.

 

Sendo permitida a terceirização de todas as atividades, as empresas terão em seus departamentos cada vez mais especialistas, e não ficarão sem mão de obra, ao passo em que as empresas de prestação de serviços se comprometem a manter sempre o posto ocupado, ainda que venha ocorrer faltas de alguns empregados, estas não comprometerão os trabalhos por conta da substituição imediata no quadro dos colaboradores e envio por parte da prestadora de serviços de um substituto imediato.

 

Para comprovar o que estou falando, vou citar alguns benefícios que a terceirização pode trazer a sua empresa:

 

1 – O empresário poderá manter-se focado exclusivamente no core business e nas suas estratégias.

 

2 – Sempre haverá especialistas em todas as etapas da operação, ao passo que a os prestadores serão sempre especialistas em seu segmento.

 

3 – Redução de custos operacionais, visto que os encargos trabalhistas são muito onerosos e inflam a folha de pagamento, e os custos serão consideravelmente menores na formação da equipe.

 

4 – Priorização dos investimentos na própria empresa, pois os prestadores investem constantemente na qualificação das suas equipes e esta não será a preocupação principal.

 

5 – Otimização do tempo dos gestores e profissionais, pois com a contratação de prestadores especialistas, os gestores e profissionais terão redução em suas cargas de trabalho, podendo os mesmos se dedicarem a tarefas mais importantes.

 

Ficou com dúvidas?

Entre em contato com um Advogado Especialista – Serafin Advogados Associados

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços:

Setor Tributarista

Assessoria Empresarial

Consultoria Contratual

Direito do Consumidor